Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sábado, 18 de junho de 2011

Está faltando alguma coisa na Justiça do Brasil!

Recebi de um colega um e-mail com o tema acima, achei interessante e cologo no Blog para refletirmos, afinal somos parte do contexto. (MALF)

Estive examinando por ocasião de uma pesquisa para um conto e me deparei com a foto da estátua da Justiça que está em frente ao STF, Supremo Tribunal Federal, e, fiquei com uma sensação no mínimo curiosa.
Essa estátua de Brasília representa um pensamento ou pelo menos um conceito que vigora e é corrente no Brasil; que seria a própria justiça ou IVSTITIA (latim). Porém, nossa estátua tem algo diferente das demais que averiguei em outras cidades do mundo, Falta um dos símbolos que compõem o conjunto da iconografia da justiça. Falta a balança!
Observem:


Se compararmos com outras imagens representativas da justiça ao redor do mundo podemos chegar em algumas conclusões estranhas.
Primeiro:
Das estátuas que pesquisei a nossa é a única que está sentada;
Segundo:
A única em cuja espada está em repouso sobre o colo e com as mãos sobre ela em descanso;
Terceiro:
Falta a balança, que é o aspecto da justiça que mais chama a atenção.
Dentro da iconografia da Justiça cada aspecto tem sua simbologia e são eles:
*Os olhos vendados: significa o desejo de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual, sem nenhuma distinção. Tem o propósito da imparcialidade e da objetividade. É a afirmação de que todos são iguais perante à lei. Portanto, uma vez que seus olhos estão vendados, elucidam o disposto clara e evidentemente. Há que se dizer que a imagem original não comportava tal venda, no entanto, com a evolução da humanidade, por obra dos alemães, esta se faz presente até hoje.
ou olhos abertos: Pode ser interpretada como a necessidade de não deixar que nenhum pormenor relevante para a aplicação da lei seja desconsiderado, avaliar o julgamento de todos os ângulos.Contudo, não creio que m sendo este o sentido, consigna transpor o real significado dos objetivos e fins pretendentes pela justiça.
*A espada: simboliza a força, coragem, ordem, regra e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.
*A balança: simboliza a eqüidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.
Talvez inconscientemente tenha sido retratada nessa estátua exatamente a justiça que nós Brasileiros nos acostumamos a ver em nosso dia a dia; infelizmente, sem balança. Uma justiça desequilibrada.

Estátuas da Justiça no mundo
Na postagem acima falei um pouco da sensação que tive quando vi a estátua da justiça que está em frente ao STF em Brasilia; nessa postagem segue algumas fotos que mostram a forma mais correta da mesma representação. De pé, com a espada na mão e SEMPRE com a balança.
AUSTRÁLIA



SUÍÇA



INGLATERRA




ALEMANHA



* Estas são apenas algumas das muitas que vi. Agora respondam para vocês mesmos: Como nossa justiça pode julgar algo se lhe falta exatamente a ferramenta para isso? Pensem a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário