Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Efeito estufa





Agência EFE

França - As emissões de gases de efeito estufa no mundo bateram recorde em 2010, chegando a 30,6 gigatoneladas. O valor é 5% superior à medição anterior, feita em 2008, de 29,3 gigatoneladas. Conforme anunciado pela Agência Internacional de Energia (AIE) nesta segunda-feira, para que o nível de dióxido de carbono na atmosfera se limite ao que os cientistas consideram prudente para que o aquecimento global não seja de mais de dois graus, o aumento de emissões até 2020 não deveria ser superior ao registrado no ano passado. Concretamente, o volume de dióxido de carbono em 2020 não poderia superar as 32 gigatoneladas.
Em 2010, 44% do CO2 procedeu da combustão de carvão, 36% da de petróleo e 20 % da de gás natural.

A emissão de gases do efeito estufa caiu em 2009 por causa da crise econômica, mas voltou a subir no ano passado, sobretudo nos países em desenvolvimento - principalmente China e Índia - em virtude da forte recuperação que registraram.

Assim, embora os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) continuem sendo responsáveis por 40% do CO2 gerado no mundo, só contribuíram em 25% para o aumento registrado em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário