Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Central Termoelétrica "MPX Energia"








15/06/2011 -
MPX Assina Termo de Compromisso para a Aquisição de 660 MW em Projetos do Grupo Bertin

A MPX Energia, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, firmou um Termo de Compromisso com a Bertin Energia e Participações para a aquisição das sociedades MC2 Joinville e MC2 João Neiva, detentoras de autorizações para a construção de usinas termelétricas a gás natural liquefeito, com capacidade total de 660 MW, no Espírito Santo. Os projetos comercializaram energia no Leilão A-5, realizado em setembro de 2008, na forma de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado por Disponibilidade, totalizando 450 MW médios, a um preço (Índice de Custo Benefício – ICB) de R$ 146,0/MWh e receita fixa anual de R$ 323,8 milhões (ambos os valores na data-base de janeiro de 2008). Os CCEARs têm prazo de 15 anos, com início de vigência em janeiro de 2013.

A MPX pretende transferir os Projetos para o Complexo Termelétrico Parnaíba, no Estado do Maranhão. A Companhia já possui Licença de Instalação para implantar 1.863 MW a gás natural na região. Conforme Comunicado ao Mercado em 17 de maio de 2011, a OGX Maranhão, empresa coligada da MPX, apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) os Planos de Desenvolvimento para dois campos de gás natural na Bacia do Parnaíba e estima que a produção alcançará 5,7 milhões de m3/dia em 2013, volume superior ao consumo esperado dos Projetos. A presente aquisição representa um passo fundamental para a completa integração do gás natural na bacia do Parnaíba.

A aquisição está sujeita à obtenção da autorização pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a adequação dos Projetos à implantação dos mesmos no Complexo Termelétrico Parnaíba. As condições comerciais definitivas da transação serão divulgadas quando da obtenção da autorização pela ANEEL.

SOBRE A MPX
A MPX, parte do Grupo EBX, é uma empresa diversificada de energia com negócios complementares em geração elétrica, mineração de carvão e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A Companhia tem um amplo portfólio de empreendimentos de geração térmica, que excede 11 GW de capacidade e a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder. A MPX possui também ativos de classe mundial de carvão de baixo nível de emissões, com recursos potenciais estimados em 4 bilhões de toneladas, suficientes para uma produção de 35 milhões de toneladas por ano, e com infraestrutura integrada, que inclui uma ferrovia de 150 km das minas à costa e um porto de águas profundas. O carvão produzido na Colômbia será comercializado no mercado internacional, além de suprir as plantas da MPX no Brasil e no Chile. As usinas de geração da MPX serão também as principais consumidoras do gás natural produzido nos blocos terrestres da Companhia, que tem recursos riscados estimados em 11,3 Tcf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário