Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade

Sustentabilidade em Santa Catarina

sustentabilidade-em-santa-catarinaO mercado imobiliário do litoral catarinense começa a observar o conceito da sustentabilidade na construção civil. Algumas ações, como o uso de tintas sem solvente e materiais menos agressivos, a preocupação com a qualidade do ar e do espaço interno e a redução de desperdícios com água e energia – sem falar na reciclagem de resíduos gerados pela obra – podem fazer uma grande diferença na hora de conquistar o cliente e se destacar no mercado.
As coberturas verdes – com vegetação que substituem as tradicionais telhas – são um bom exemplo de como a sustentabilidade pode trazer benefícios ao meio ambiente urbano. Esse tipo de construção proporciona o combate de calor, absorvendo gases do efeito estufa emitidos por veículos, e melhorando a qualidade do ar. Também diminui parte das águas de chuva que poderiam alagar bueiros e, ainda, torna-se habitat para pássaros e borboletas.
Os “tetos verdes” são uma febre em países de primeiro mundo e são utilizados em larga escala nos Estados Unidos e na Alemanha. De acordo com o construtor Mário Rambo, da Rambo Construtora, o conceito da sustentabilidade tem que levar em consideração todas as etapas da obra para reduzir o maior impacto possível ao meio ambiente. Os resultados dessa preocupação são prédios cada vez mais sustentáveis com redução de energia, cujo grande beneficiado é o comprador, que lucra, principalmente, na redução do valor do condomínio mensal.
O presidente do Sindicato da construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon), Carlos Haack, explica que uma lei municipal obriga as novas construções a captarem a água da chuva para reutilizar nos serviços de condomínio. Além disso, os novos prédios estão reciclando as águas servidas dentro do próprio edifício. “A partir da utilização de novos materiais que geram o menor impacto possível ao meio ambiente e contribuem para o conforto térmico e a redução de consumo de energia, a construção civil vem se adequando às novas exigências”, afirma.
Fonte: Revista Guia Imobiliário de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário