Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Parques no Rio Grande do Sul, uma natureza que pulsa ao nosso redor.

Por: Marco Antonio Lopes Ferreira Gramado 21.02.2011



A cantora e compositora Paula Fernandes, mostra neste vídeo, o que esquecemos em certos momentos de apreciar ao nosso redor, antes da reportagem abaixo, aprecie esse vídeo e viaje por essas matas.

Parque da Ferradura Canela RS

Com uma natureza exuberante, o Rio Grande do Sul e mais especificamente as serras, se classificam dentro do estado como pontos, onde diversos parques possibilitam aos visitantes desfrutarem de uma paisagem onde o encontro do céu, rios e florestas, traz ao corpo e a mente uma viagem a indescritiva.
O contato com a natureza, tem sido nas últimas décadas, uma busca constante das pessoas, principalmente daqueles que vivem nas grandes cidades, e nos finais de semanas buscam um visual natural diferente daquele que foi toda sua semana, longe dos barulhos dos carros, da selva de pedra, da poluição e tudo mais que os grandes centros proporcionam aos seus habitantes. 
As serras, os parques e a natureza, nunca foram tão cobiçadas como tem sido. É certo, que muito ainda precisa ser feito no sentido de se ter parques com uma infra estrutura capaz de dar aos seus visitantes um conforto mínimo e adequado, para que se desfrute de tudo que  o parque possa apresentar.
O IBAMA, órgão que normalmente faz o papel de xerife do meio ambiente, conseqüentemente das matas, parques, bem como das áreas de proteção ambiental, talvez ainda careça de uma estrutura capaz de observar esses empreendimentos turísticos, no sentido de proporcionar ao público o que lhe é oferecido. Não podemos esquecer que dentro deste contexto, o público paga para adentrar aos parques e poder conviver algumas horas com toda essa natureza.

 Vista dos Paredões

Ao darmos um giro por alguns desses parques, podemos observar que muito ainda  temos que fazer para que tenhamos uma estrutura  necessária e de boa condição. É claro que ainda nos encontramos distantes do que conhecemos em outros países, mas a única coisa que não nos decepciona é a natureza em sua exuberante mutação natural.
Estivemos no parque da Ferradura situado na serra gaúcha, mais especificamente no município de Canela RS, onde possui diversos parques ecológicos para uma boa visitação. Com certeza, muito se precise melhorar em estrutura. Algumas boas outras ainda não. Vale a pena conferir essas obras da natureza. São cascatas, rios, relva exuberante, animais, uma biodiversidade, que fascina nossos olhos e infla nossos pulmões. Paredões moldados pela natureza no decorrer de séculos, capazes de nos fazer viajar pelas linhas do tempo, na admiração de sua confecção.

 No meio das folhas que parecem taioba, o pinheiro renasce no tronco do que sucumbiu.
Xaxim, flores, e pequenas criaturas são parte desse espetáculo...

Muita das vezes, ouvimos falar dessas matas, seus produtos naturais, sua biodiversidade, mas não atentamos para todo este emaranhado de valores que desacreditamos, quando são esquecidos por aqueles que deveriam preservá-los. Mas nunca é tarde para que conheçamos essas maravilhas, e elas podem estar mais perto de você mais do que você imagina, é uma revolução verde que vai estar sempre crescente na nossa vida, pois mais que não queiramos entender tudo isso. Hoje buscamos retornar ao seio de onde nos primórdios foi nossa grande gestora, e que esquecida por longo tempo, estamos agora voltando a apreciá-la de uma forma que em séculos não foi feito. Os efeitos de tudo isso temos sentido em nossa pele: catástrofes, nevadas, chuvas, calor intenso, secas e a escassez do que é essencial ao ser humano, tem continuamente chamado nossa atenção. Com isto devemos pensar e analisar o ditado que diz: "Antes tarde do que nunca", mudar nossa consciência diante do que a natureza nos oferece, hoje é nossa obrigação.
Abaixo vocês poderão observar algumas dessas maravilhas.

 Araucárias
A pinha é o fruto da araucária. Chegando a pesar até 4,7 kg, ela tem de 10 a 25 cm de diâmetro e é formada por até 150 pinhões. Sua formação demora - entre floração, polinização, crescimento e amadurecimento do pinhão - até 3 anos. Delicioso assado ou cozido.

 Paredões do parque da Ferradura, muito bonitos

Uma bela composição do vale ao fundo, revela uma relva exuberante, entre montanhas, rio e paredões...


 Rio Caí que corta a montanha dando o nome ao parque com a forma de uma ferradura...
Placas indicativas...

É possível chegar até o leito do rio em uma caminhada de 55 minutos de descida através de trilhas, mas proibido depois das 16 h, com certeza não nos arriscamos ...

 Por aqui começa a trilha da descida...
 Parte alta do parque...

 Uma vista de cima...
 Uma cachoeira que desemboca no rio Caí...

Após o passeio pelo parque da Ferradura, resolvemos conhecer o Parque da Sequóias também em Canela, embora com belos exemplares de sequóias e outros tipos de árvores, é necessário que se faça um bom trabalho de melhoria neste parque, tendo em vista o tornado que atingiu Gramado e principalmente Canela no ano passado. Fez muitos estragos neste parque com a quebra de diversas árvores, e que até hoje não foram totalmente retiradas, embora tenhamos visto placas com referência a esse tornado. Além do replantio,  e estavam sendo feita a retirada dessas árvores que caíram. Foi possível observar a falta de cuidado com o parque, trilhas que precisam ser refeitas e limpas, muito lixo urbano, jogado em uma área onde estão sendo retirado esses troncos, próximo a entrada. Mesmo com a cobrança de R$5,00 por pessoa, e um folheto entregue, você depende da orientação desses folhetos e a marcação nas árvores para conhecê-las. Pena que é muito lento este revigoramento do parque pelas autoridades, principalmente por se tratar de uma área turística, mas existem belos exemplares de sequóias e outras árvores interessantes.

Aqui começa a trilha...

Erva-Mate. De 10 a 15 metros de altura. Suas folhas se produz o famoso "chimarrão" (chá mate) consumido no sul do Brasil e sul da América Latina.

 Sequóias. Originárias da Serra Nevada, Califórnia - USA.
Atinge a altura de 110 metros e o diâmetro de 15 metros. Considerada a árvore mais volumosa sobre a terra.
Encontram-se exemplares com 3500 anos de idade. Vive em altitudes que variam de 1400 a 2400 metros acima do nível do mar.

Provável razão de não resistir dentro deste parque em Canela por mais de 20 anos, pois estamos apenas 870 metros de altitude, faltando portanto um inverno mais definido e prolongado.





 Ciprestes, provavelmente sejam as coníferas mais difundidas no planeta.



As possibilidades de você encontrar no seu caminho, um parque para que possa desfrutar dessa natureza exuberante, são muitas, basta que se busque pelas redondezas, que muitos deles estarão te esperando. Sem a consciência que devemos difundir, e a participação dos órgãos oficiais, ainda levaremos algum tempo para conhecermos a preciosidade que temos nas mãos, e que não só embelezam nossas serras e nossa paisagem, como servem de fonte de turismo e conservação das nossas belezas naturais. Conheçam, vale a pena mesmo que haja precariedade nas suas estruturas. Bom passeio!!!

Um comentário:

  1. Que atletas vocês tão virando, fazendo até caminhada pelas montanhas :)

    ResponderExcluir