Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Livros vão estar disponíveis nas parada de ônibus de Gramado RS

Uma Cidade que busca interagir com o meio ambiente, Gramado tem buscado fazer do seu ambiente, e de sua vida diária, a interação do meio de locomoção e a cultura, com novos pontos de ônibus. Feito em madeira e vidro, uma mini biblioteca pública, simples, objetiva e de uma idéia bastante inteligente, onde se coaduna a necessidade do saber, com ambientes que em algumas vezes não são tão agradáveis, mas que passam a ser na espera do caminho de casa ou do trabalho, é algo muito interessante, isso é uma característica desse estado, onde livrarias estão por todos os cantos e um povo que tem em uma de suas principais características a leitura, introduzida nos pequenos que já se mostram eternos admiradores da leitura. A confiança naqueles que utilizarão estes espaço é algo interessante e importante, principalmente pelo descrédito naqueles, que não sabem utilizar os bens públicos.Veja a reportagem abaixo, muito interessante para um país que deve fazer da educação um de seus principais pilares, no crescimento cultural e educacional, em busca de um povo mais consciente e capaz de decidir seus caminhos e representantes.( Marco Antonio Lopes Ferreira)


O projeto Coletivos do Saber foi criado por Elias Vidal Sobrinho e deve ser implantado em março.
Da Redação

Gramado - Quem utiliza o transporte coletivo em Gramado vai contar com mini bibliotecas públicas instaladas junto às paradas de ônibus.O projeto Coletivos do Saber foi criado por Elias Vidal Sobrinho e será implantado em parceria com a Secretaria de Governança e a Subsecretaria de Cultura do município. O objetivo é aproximar os usuários desse tipo de transporte dos livros.

Segundo o Elias, que também é criador da Calçada da Fama, na Avenida Borges de Medeiros, o projeto contará com estantes de livros instaladas nos pontos de ônibus do município, vai incentivar a leitura e o interesse dos gramadenses pela cultura.

BAIRROS
O Coletivos do Saber será lançado inicialmente, em março, no Centro da cidade. Mas após, a proposta experimental será levada aos bairros.

MOBILIDADE
Os usuários vão poder retirar os livros que vão estar disponíveis nas paradas, levar para casa para ler e devolver em qualquer ponto de ônibus que conta com o projeto, como se fosse uma biblioteca móvel, conforme o criados do projeto.

Para o subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, esta será uma forma de facilitar o acesso à leitura e torna-la um hábito. "É um sistema simples que vai levar a cultura literária aquelas pessoas que não tem tempo de frequentar uma biblioteca", comentou o subsecretário.

ACERVO
As obras que vão estar disponível nas pontos de ônibus serão doadas pela Biblioteca Municipal Cyro Martins e por Elias Vidal Sobrinho. Ainda doações podem ser feitas pela comunidade em caixas de coletas, implantadas nas parada
s.


Nenhum comentário:

Postar um comentário