Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vinícola Ravanello, uma nova opção Gramado RS


Turismo | segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 - 09h39
Vinícola Ravanello, uma nova referência para o turismo em Gramado
Empreendimento localizado na Linha Carazal já está aberto ao público.
Adriana Silveira/Da Redação


Gramado - Nem só de chocolate, móveis e eventos vive Gramado. A cidade acaba de ser presenteada com a sua primeira vinícola de vinhos finos. Ainda em formatação, a Vinícola Ravanello já representa uma nova referência para Gramado, que passa a agregar mais um atrativo turístico, fruto do empreendedorismo e da obstinação de Normélio Ravanello (foto). Nascido em Antônio Prado/RS, o empresário traz nas raízes familiares o gosto pelo cultivo das videiras. "Meu pai, Dionísio, fabricava o seu próprio vinho", conta com orgulho. As lembranças da infância cresceram com ele e só fizeram aumentar com o passar do tempo. Hoje, aos 63 anos, Normélio olha com uma certa nostalgia para os parreirais que cultiva em Gramado, com a certeza de que ali está nascendo um sonho que muito em breve será realizado plenamente.

Pesquisa, investimento e muito trabalho

A concretização desse empreendimento inédito na cidade é resultado de muita pesquisa, investimento e trabalho, que começou a ser idealizado há mais de 25 anos, quando o empresário adquiriu uma área de seis hectares na Linha Carazal, em Gramado. A experiência como executivo numa multinacional e os conhecimentos adquiridos pela formação de engenheiro agrônomo foram importantes para nortear os planos do negócio. "Desde o começo, procurei me cercar de profissionais capacitados para fazer desse, um projeto de sucesso", revela Normélio, fazendo uma referência ao pesquisador da Embrapa, Celito Guerra, que foi o responsável pela vinificação, e também ao engenheiro Ciro Pavan, que trabalhou na condução das parreiras. "Celito fez um doutorado na França nessa área e Ciro é o número um no que faz. São dois profissionais incríveis", completa. Ravanello vem há uma década estudando o solo, o ar, a temperatura e a cobertura solar da localidade, para só então dar início ao cultivo dos dez mil pés de videiras que foram plantadas a aproximadamente 800 metros de altitude. Sempre ao seu lado, está outro profissional de reconhecido talento, o enólogo Sandro Saul, que assina a concepção da vinícola boutique.

A Toscana como inspiração

Imponente, a sede da vinícola tem 1.300m² e inspiração no estilo arquitetônico de Toscana, na Itália. É nesse espaço que o visitante inicia um passeio guiado de aproximadamente 45 minutos e começa a descobrir como funcionam todas as etapas de produção dos vinhos finos da marca. Cercado de tecnologia, os tanques e o maquinário foram produzidos especialmente para a vinícola. "Esse equipamento funciona através de um sistema que não permite a presença do oxigênio durante o processo de fabricação do vinho, o que garante a pureza do produto", explica Ravanello. O embrião do projeto data de 2005, quando foram plantadas as videiras, mas as obras iniciaram em maio de 2009 (após o proprietário adquirir a licença da Fepam) e foram concluídas em julho do mesmo ano. As primeiras uvas cabernet sauvignon, merlot e chardonnay foram processadas no local em fevereiro de 2010. Além do que é cultivado na propriedade, através do sistema de condução espaldeira, Normélio também busca, por meio de consultoria da Embrapa, a indicação das melhores regiões para a aquisição de uvas em solo gaúcho e catarinense. "Estamos fazendo testes com outras uvas, como malbec, marcelan, pinot gris, pinot noir, montepulciano e sauvignon blanck para fazer micro vinificações nos próximos anos", revela. Por enquanto, a produção inicial é de apenas oito mil garrafas, o que confirma a preocupação com a qualidade final do produto. "Tratamos as nossas parreiras à pão de ló", brinca Ravanello. Além disso, a vinícola possui 46 barricas de carvalho vindas da França, onde os vinhos estão separados por safra e produção. As caves estão há seis metros abaixo da terra e, como garantia da qualidade do vinho, existe um controle de temperatura de umidade. "Na produção de vinhos é preciso ter paciência e não se pode inventar", resume o proprietário.


"O sonho ainda está por vir"

Apaixonado pelo tema, Normélio Ravanello não esconde o seu desejo em ver o negócio prosperar e Gramado também passar a ser reconhecida como produtora de vinhos finos com qualidade exemplar. "As pessoas sempre me perguntam como é ver um sonho realizado, mas eu costumo dizer que o sonho ainda está por vir. Coloquei a minha vida aqui, agora preciso trabalhar muito para posicionar a marca no mercado, aprender com os visitantes e só então colher os frutos de tudo isso", explica. Mas se o sonho ainda está a caminho, os planos, por sua vez, são colocados em prática com muita rapidez. É o caso da fabricação dos primeiros espumantes da Ravanello. As cinco mil garrafas iniciais, produzidas através do método champenoise, com as uvas pinot noir e chardonnay, devem ficar prontas até o inverno de 2011. Charutos baianos com as mesmas condições de plantação do fumo encontradas no Caribe, uma linha de acessórios para o mundo do vinho e cosméticos derivados da uva fabricados pelo Kur também vão levar a marca Ravanello e compor o mix de produtos a partir do próximo ano. "E a primeira linha de vinhos reserva que eu fabricar levará o nome do meu pai, Dionísio que, por coincidência, também é o nome do Deus do vinho", conta o empresário.


Turismo em foco

Por enquanto a visitação a Vinícola Ravanello está limitada a pequenos grupos, mediante agendamento. O passeio inicia pelo pátio da propriedade, onde são cultivadas dezenas de espécies de frutas exóticas e condimentos. A Ravanello oferece, ainda, acesso à cadeirantes, espaços para degustação, bar para degustação discutida em grupos, além de um espaço gourmet onde podem ser realizados eventos como confrarias, oficinas, cursos de degustação e festas para até 70 pessoas. A inauguração oficial da vinícola boutique deverá ocorrer em fevereiro de 2011.


SERVIÇO
O QUÊ
Vinícola Ravanello – www.vinicolaravanello.com.br
ONDE
Km 28,3 – Linha Carazal (há cinco quilômetros do Centro de Gramado)
HORÁRIO
De terças a domingos, das 9 às 17 horas
VISITAS
Mediante agendamento pelo telefone (54) 9668.6400
VALOR
R$ 20,00 por pessoa
http://www.jornaldegramado.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-201,cd-300732,manchete-true.htm

http://www.vinicolaravanello.com.br/pt/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário