Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

terça-feira, 3 de maio de 2011

Plantas que limpam o ambiente.


Ex-pesquisador da Nasa ensina como se livrar da poluição em ambientes internos

O que uma nave espacial, uma casa e uma empresa têm em comum? A resposta é a existência de várias substâncias voláteis químicas capazes de fazer com que o ar que se respira nesses ambientes seja até dez vezes mais poluído do que o ar externo.

Especialistas afirmam que nesses locais há uma forte concentração de elementos altamente poluentes, o que pode ser a causa de alergias e asma, entre outras patologias mais graves.
O engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa, explica que, durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram encontradas dentro das naves espaciais.

A partir dessa descoberta, a
U.S. Environmental Protection Agency (EPA - Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), vistoriou prédios públicos como escritórios, hospitais e creches, e neles identificou mais de 900 poluentes transportados pelo ar.
O elemento prevalecente era o formaldeído (formol). Altamente tóxico, esse composto tido como cancerígeno é utilizado em vários materiais de construção e também em móveis, vidros, espelhos, roupas e até no papel higiênico. Além desse gás, as pesquisas revelaram a presença de benzeno, xileno e tricloroetileno, (componentes naturaisde tintas, monitores, tapeçarias, fotocopiadoras e cigarros), bem como do clorofórmio (encontrado na água potável), amoníaco, álcool e acetona (carpetes e cosméticos), todos nocivos à saúde.

Filtros naturais

A solução foi encontrada na própria natureza. Os pesquisadores identificaram várias plantas de fácil cultivo em locais com pouca luz, cujos filtros naturais são capazes de neutralizar a poluição interna.

Muitas espécies podem ser utilizadas para esse fim, como a dracena, a samambaia e a babosa, mas as mais eficientes entre as plantas são a palmeiras areca e ráfis, de baixo custo e muito conhecidas por suas qualidades ornamentais.
  
        Embora essas duas espécies se destaquem, o engenheiro americano esclarece que todas as plantas são capazesde remover poluentes transportados pelo ar. E isso ocorre porque "as folhas das plantas podem absorver certas substâncias químicas orgânicas, destruindo-as por meio de um processo chamado colapso metabólico, o que foi provado por um grupo de cientistas alemães que testou o formaldeídocom o carbono-14, observando sua absorção e destruição metabólica dentro do clorófito (pgmientação verde)".
        "O formaldeído é metabolizado e convertido em ácidos orgânicos, açúcares e ácidos de ammido: quando as plantas transpiram vapor de água por meio de suas folhas, elas puxam o ar para as raízes. Isso nutre os micróbios com oxigênio que consomem as substâncias químicas tóxicas contidas no ar, que lhes servem como fonte de alimento e energia", esclarece.

Vasos de água
         Para melhorar a qualidade do ar em casas e escritórios, Wolverton sugere a utilização do maior número de plantas que um determinado espaço permita.
         Ele recomenda que as plantas sejam cultivadas por meio da hidrocultura (hidroponia)."Nossos estudos revelam que plantas cultivadas na água são mais eficientes na redução do transporte de fungos e bactérias do que as cultivadas na terra". O ideal, segundo o especialista, é ter uma planta para cada 9,29 m2 quando cultivadas em hidrocultura, e duas no mesmo espaço, quando se utillizam vasos de terra.
       
             Palmeira areca: assim como a ráfis, neutraliza a maioria dos agentes poluidores
 
                                Dracena: eficaz contra formaldeído, xileno e triccloretileno
 
                 Samambaia (Nephrolepis exaltata): umidifica o ar e neutraliza o formaldeído
 
                                   Fênix (Phoenix roebelenii): eficaz contra o xileno
 
                                   Hera (Herdera helix): eficaz contra o formaldeído
 
                     Filodendro: eficaz contra formaldeído, benzenno e monóxido de carbono
 
                Espada de São Jorge: pode ser usada no quarto porque libera oxigênio à noite
 
                    Babosa(Aloe vera barbadensis): outra planta que pode ser usada no quarto
 
                Lírio-da-paz: eficaz contra álcool, acetona, tricloroetileno, benzeno e formaldeído
 
 
Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário