Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como fica o dinheiro público?

Sempre os contribuintes pagando o pato....

Devolva nosso dinheiro!

A notícia do fechamento da Azaleia em Parobé é uma tragédia, particularmente para a cidade e para as 800 famílias diretamente  atingidas. Mas, infelizmente, não foi uma grande surpresa para quem           acompanha a trajetória dessa empresa nos últimos anos.

Em 2005, ela fechou a unidade de São Sebastião do Caí, desempregando 2,5 mil pessoas, e em 2008 foram 800 desempregados em  Portão. Agora, o Ministério Público Federal decidiu abrir inquérito        para apurar como o Grupo Grendene, que controla a Azaleia, se beneficiou de empréstimos do BNDES da ordem de R$ 3bilhões a juros ínfimos (menos de 4% ao ano), promovendo demissões em massa.

O BNDES é um banco público, controlado pelo governo federal, e portanto deveria estar financiando a geração de empregos.
No Rio Grande do Sul, a Azaleia tem recebido tratamento privilegiado. ''Durante o governo de Antônio Britto (1995-1998), a Azaleia foi beneficiada com incentivos fiscais que somam R$ 53 milhões atualizados''.

Não por acaso, esse ex-governador, ao sair do Piratini, passou a exercer a função de conselheiro da Abicalçados (Associação Brasileira dos Calçadistas) e depois ganhou o cargo de presidente             executivo da Azaleia!
A guerra fiscal é uma desgraça para o Brasil. Entrar ou não nela é uma decisão que deveria ser tomada pelo povo gaúcho, através de um plebiscito democrático no qual os prós e contras fossem debatidos.

Afinal, é o dinheiro de cada contribuinte que está em jogo, portanto justíssimo que todos decidam juntos se uma empresa deve ser brindada com a possibilidade de não pagar impostos que fazem uma falta enorme aos cofres públicos.
Mas o mínimo que um Estado deveria fazer ao decidir destinar parte dos impostos pagos pelo seu povo para uma empresa '''é exigir que ela devolva o dinheiro se resolver ir embora depois'''.            

É o que a Azaleia deveria ser obrigada a fazer agora. ''Vai embora? Então devolva tudo o que             recebeu de nós''! Tenho certeza de que assim esta visão “migratória” das empresas iria se modificar.
 (Luciana Genro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário