Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A poluição da Nike e da Adidas



O site do Greenpeace do Brasil traz mais informação sobre a poluição dos rios da China pelos grandes fabricantes de vestuários e produtos esportivos como Nike e Adidas. Essas empresas têm origem em países muito exigentes quando se trata do meio-ambiente. Mas, na China, suas instalações continuam a despejar resíduos tóxicos na natureza. Veja a matéria a seguir.
Zhong Yu trabalha para o Greenpeace China há sete anos e, neste meio tempo, testemunhou desastres ambientais devastadores. No relato abaixo, ela conta um pouco dos bastidores da campanha contra intoxicação dos rios chineses pela indústria têxtil.
“Toda vez que eu saio em trabalho de campo, eu perco um par de sapatos. Foram dois em julho de 2010, quando fomos averiguar o derramamento de óleo em Dalian. Desta vez, mais um, além de sérias feridas no pé, foi o resultado da minha investigação no rio Fenghua, onde um cano leva água contaminada pela indústria têxtil diretamente para suas águas.
Embora todo cuidado seja pouco para fazer trabalhos de campo pelo Greenpeace, há momentos em que esquecemos as precauções. Foi assim que saí de tênis de corrida que nem os senhores que se exercitam na beira do rio para checar a situação das águas.
O cano de descarga cospe a sujeira 24 horas por dia, fazendo com que a cor da água varie entre vermelho, preto, verde escuro e cinza. Aproveitando um momento em que não estava sendo vista, pulei para a beira do rio para analisar melhor. Achei que cairia em cimento, mas o local estava molhado e encharcou meus sapatos e meu pé.
Destruir meus tênis não foi um grande problema, mas o resultado para os meus pés foi terrível. Naquela noite, ele começou a coçar loucamente. Ficou vermelho e erupcionou em bolinhas. Logo em seguida, minha pele começou a descascar. Já faz um mês e meu pé ainda não se recuperou.
As águas do rio Fenghua correm em direção ao Nigbo que, por sua vez, atravessa a província de Zhejiang, uma das mais antigas da China, com 2,2 milhões de habitantes. O que será deste lugar, com um rio destes, contaminado por rejeito químicos com esta toxicidade? É por me fazer esta pergunta sempre, que sigo disposta a sacrificar sapatos e até mesmo os pés.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário