Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Espanhola Gamesa inaugura no Brasil sua primeira fábrica na A.Latina

A unidade ocupa uma área de 8 mil metros quadrados e uma capacidade de geração de 300 e 400 megawatts.

Da Redação Jornal de Gramado




Brasil
  - O fabricante espanhol de aerogeradores Gamesa inaugurou nesta sexta-feira sua primeira unidade produtiva no Brasil, país que a companhia espera que represente entre 10% e 15% de suas vendas mundiais em dois anos e de onde prevê abastecer outros mercados da América Latina.
A unidade, que ocupa uma área de 8 mil metros quadrados e tem uma capacidade de geração de entre 300 e 400 megawatts anuais, monta turbinas para aerogeradores de dois megawatts de potência e está localizada no município de Camaçari, na Bahia, um dos polos de energia eólica do País.
"O Brasil me parece um dos mercados mais dinâmicos do mundo", disse à imprensa o presidente da Gamesa, Jorge Calvet, durante o ato de inauguração.
A fábrica representa um investimento de R$ 50 milhões e embora a firma não trabalhe ainda com um número concreto de investimento no país para o futuro, Calvet falou sobre a disposição de investir de uma forma importante e quando fizer falta em função do desenvolvimento do mercado.
Para Calvet, o Brasil representa uma magnífica plataforma de exportação para os mercados próximos, entre os quais destacou Chile e Uruguai.
Durante o discurso inaugural, Calvet ressaltou a existência no Brasil de "um cenário regulador estável, um sólido marco jurídico e econômico e medidas incentivadoras para a realização de iniciativas eólicas no futuro".
Além disso, disse que o setor enfrenta grandes desafios como o déficit de eletricidade no mundo, a persistência da crise financeira, a mudança da demanda para mercados emergentes e o aumento da concorrência.
Participaram da cerimônia - que oficializou o início das operações da fábrica, que começaram no mês de abril - o governador da Bahia, Jacques Wagner; seu secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia; e o prefeito Camaçari, Luiz Caetano.
Em seu discurso, Correia assegurou que a Bahia "se consolida como mercado potencial da energia eólica do Brasil" e disse que o time atual do Governo regional trabalha para fortalecer seus vínculos com o setor empresarial.
Ele disse que a Bahia está comprometida com a "descentralização do desenvolvimento" fora dos núcleos urbanos e acrescentou que a realidade da região é que "cresce e cresce de forma muito diversificada, da indústria automotiva à energia eólica".
Para o secretário, a inauguração da unidade, que gerará cem empregos diretos, simboliza a entrada de tecnologias.
Caetano disse que as companhias não estão se instalando nessa região por acaso, descreveu a situação atual como uma revolução social.
O grupo Gamesa ganhou no ano passado 50 milhões de euros, 56% menos que em 2009, enquanto as vendas consolidadas atingiram 2,764 bilhões de euros, o que representa um retrocesso de 14%, devido ao impacto da crise financeira na demanda de 2009 que desacelerou o ritmo de atividade industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário