Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Vapor de água vai intensificar impactos no clima nas próximas décadas 

 José Eduardo Mendonça - 29/07/2014 às 08:38

vapor-agua-impacto-clima
Na troposfera, ele funciona como amplificador do aquecimento global
Um novo estudo, da Faculdade de Ciências Marinhas e da Atmosfera da Universidade de Miami, confirma que níveis crescentes de vapor de água na alta troposfera irão intensificar os impactos da mudança do clima nas próximas décadas.  Ele é um importante amplificador do aquecimento global. É o primeiro trabalho a mostrar que o aumento das concentrações de vapor é um resultado direto da atividade humana, segundo Brian Soden, co-autor do trabalho, publicado ontem no Proceedings of the National Academy of Science.
Segundo o estudo, o acréscimo de vapor na troposfera, camada da atmosfera mais próxima da superfície, entre 5 e 20 km de altitude, vai ter um papel cada vez maior nas projeções do clima.
Para descobrir o que estava causando uma tendência de 30 anos de mais vapor de água na troposfera, os cientistas coletaram dados de satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) e os compararam a modelos do clima que preveem a circulação de água entre o oceano e a atmosfera. Isto permitiu a eles determinar se as mudanças observadas no vapor eram ou não consequência de atividade humana.
Os experimentos revelaram que causas naturais como atividade vulcânica ou atividade solar não podem explicar suas quantidades crescentes.
Mas Soden nota que estes aumentos não são de certa forma resultado direto dos impactos da atividade humana na região – na verdade, são criados como resposta ao aquecimento da atmosfera, que se dá primariamente pela geração de CO2 da queima de combustíveis fósseis.
Se o vapor está tendo papel importante no aquecimento global, que induz a evaporação de água, que sua vez leva a ainda mais vapor na atmosfera, será que este mecanismo de feedback poderia sair do controle? “Ele não é forte o bastante para levar o clima a um modo de aquecimento incerto,” disse ele, de acordo com o Phys Org.
Foto: NASA

Fonte  Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário