Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

domingo, 17 de abril de 2011

Balneário Camboriú, entre a serra e o mar, entre o dia e a noite.



HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
Nossa história não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro, povoado por índios que aqui encontraram lugar ideal para moradia, já que no local da praia de Laranjeiras a pesca era farta, clima agradável e, no rio, a água doce.
Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio. Mas, somente em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra para cultivo e moradia, na localidade que hoje se chama Bairro dos Pioneiros.

Por volta de 1840, foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis a construção de uma Igreja (Tombada como Patrimônio Histórico Municipal) e, assim, criou-se o Arraial do Bom Sucesso. Paralelamente, o Governo elevou o local a Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú e, em 1884, criou-se o Município de Camboriú.
A forte economia cafeeira encontrou em Camboriú o lugar ideal. Por muito tempo, o município foi o principal produtor de café do Estado.

A exploração das jazidas de mármore, granito e calcário também se destacaram na atividade econômica. Foi assim que a sede do município transferiu-se para o Arraial dos Garcias e a antiga sede na barra como Distrito de Paz. A agricultura era valorizada e a faixa litorânea desprezada.
No final da década de 1920, tem início ao processo de desenvolvimento. Em 1926, começam a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a moradores de Blumenau.

Surge, em 1928, o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro.
Os alemães do Vale de Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir à praia como lazer pois, até então, o banho de mars só era conhecido como tratamento medicinal ou pesca (os colonos achavam que "mandar alguém para a praia" era uma ofensa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), os alemães mantiveram-se afastados de nossa praia para não serem hostilizados, já o que exército brasileiro usou os hotéis e as moradias da praia como observatórios da costa brasileira. Com o fim do conflito, reiniciou-se o fluxo turístico.

Mas, foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centroturístico brasileiro. Em 1959, foi elevada a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.

NOME: de origem indígena-tupi, há várias citações como: Camboriasu em 1779, Cambarigua-ssu em 1797, Camborigu-assu em 1816, até chegar a uma referência de Henrique Boiteux como Camborihu, que significa: Rio de muito robalo ou criadouro de robalo, peixe muito comum nesta região.

Outros dados da cidade
Introdução:
Os índios tupy-guaranis foram os primeiros a desfrutarem desta terra farta de beleza. Alguns registros existentes nos livros de 1790, da Paróquia de São Francisco do Sul, mostram óbitos de moradores de Camboriú, porém essas informações não foram confirmadas.
O relato histórico conta que em 1826, o português Baltazar Pinto Corrêa, havia recebido do governo da Província de Santa Catarina essa área para povoar. Havia vindo da colônia de Porto Belo, em busca de terras férteis.
Ele e a família fixaram residência na margem esquerda do Rio, atualmente conhecido como Bairro da Barra, que ainda nos dias de hoje conserva tradições açorianas.
Em 1849, a vila se eleva à categoria de Freguesia, pela construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, feita em argamassa de pedras brutas e óleo de baleia por mãos escravas. O templo fica conhecido como Igreja de Santo Amaro, por receber a imagem de seu padroeiro, Santo Amaro. Sua construção foi finalizada em 1863. O vilarejo, ao mesmo tempo que foi o início das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, pertenceu à Itajaí, e a estes dois municípios, antes de se tornar um bairro esquecido, a partir de pressões políticas que transformaram Camboriú - na época Vila dos Garcia, em 1884 - na nova sede do povoado.
A forte economia cafeeira encontrou em Camboriú o lugar ideal. Por muito tempo, o município foi o principal produtor de café do Estado. A exploração das jazidas de mármore, granito e calcário também se destacavam na atividade econômica. A antiga sede de colonização foi rebaixada a primeiro Distrito de Paz, com o nome de Barra. A agricultura era valorizada e a faixa litorânea desprezada.
No final da década de 1920, tem início o processo de desenvolvimento. Em 1926, começa a surgir as primeiras casas de veraneio no Centro da Praia, pertencentes a moradores de Blumenau. Surge, em 1928, o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro. Os alemães do Vale do Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir a praia, pois até então, para os nativos, mandar alguém ir a praia era uma ofensa.
Durante a 1a Guerra Mundial (1939-1945), os alemães desapareceram da orla marítima. Os hotéis e residências serviram de Ouartel General e após foram saqueados e depredados. Com o fim do conflito mundial, reiniciou o fluxo turístico. Mas, foi na década de 60 que a atividade tomou impulso, colocando a cidade como grande centro de turismo brasileiro. Em 1959, foi elevada a categoria de distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.
NOMEPara o significado do nome Camboriú existem várias versões. A popular diz que o nome teria surgido baseado num português, que falava em morar onde "Camba o Rio", ou, onde o Rio muda de rumo. Porém, como esse nome já existia antes do povoamento na região, há outra de que Camboriú é uma palavra de origem tupi formada pela aglutinação de uma palavra "Cambori" e do sufixo "u". "Cambori" significa robalo, um peixe bastante conhecido na região. O sufixo "u", neste caso, seria criadouro, comedouro, habitat. Então, se considerada esta hipótese, Camboriú significa "onde há robalos" ou "criadouro de robalos".

A HISTÓRIA DA IMPRENSA
No final da primeira década do século, mais precisamente em 1917, o principal chefe político da época, o Coronel da Guarda Nacional Benjamim de Souza Vieira, publica o primeiro jornal da história de Camboriú: " O INTRANSIGENTE"- órgão do Partido Republicano.
IDIOMA
Em Balneário Camboriú predomina o português, sobretudo a linguagem açórico-madeirense-luso-vicentista, que é a linguagem comum do Brasil. Existem fortes resquícios do tupinismo e da linguagem guaranítica, na sua toponomística. Também herdamos africanismos, apesar que no sul do Brasil a escravidão negra foi um pouco mais rejeitada que no resto do País.
Com a visita constante de turistas vindos principalmente da Argentina, Uruguai e Paraguai, durante praticamente o ano todo, tem por óbvio se apresentar por aqui o "Portunhol" , que é justamente a mistura do português e espanhol.









OS DIAS ATUAIS

Balneário Camboriú teve sua emancipação político-administrativa reconhecida no dia 20 de julho de 1964. Conta hoje com uma população fixa em torno de 130 mil habitantes, e é considerado o principal balneário do Sul do Brasil, a "Capital Catarinense do Turismo", tendo no turismo sua principal fonte de renda. Durante o verão, sua população sobe para mais de um milhão de pessoas, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro. O mês de menor movimento, tradicionalmente, é o de junho.
Situada dois metros acima do nível do mar, possui uma área de 46,4 Km2, limitando-se com os municípios de Itajaí (norte), Camboriú (oeste), Itapema (sul) e ao leste com o Oceano Atlântico, cujas águas calmas, esverdeadas, mornas e límpidas banham a belíssima Praia Central numa extensão de 6 mil e 700 metros. Além disso, Balneário Camboriú é privilegiada ao sul com as praias de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho (centro de naturismo), Estaleiro e Estaleirinho. O acesso a essas praias é possível através da estrada da Costa Brava, um dos mais belos cartões postais do Estado e pela Interpraias, estrada que liga as praias do sul de Balneário Camboriú. Já ao norte, o município tem praias de beleza ímpar. Pequenas mas românticas: a Praia do Canto (do Coco) e do Buraco (que sedia um dos hotéis da cidade).
Balneário Camboriú tem hoje uma completa infraestrutura para receber os turistas, o que a transforma no quinto centro turístico nacional e na cidade brasileira que, proporcionalmente, mais turistas recebe durante o ano. Atualmente, há na cidade mais de 6.000 estabelecimentos comerciais entre bares, restaurantes, boates, danceterias e lojas, que oferecem aos turistas as mais variadas opções de divertimento e compras.
A juventude marca grande presença, pois além de ser ponto de encontro nas férias, Balneário Camboriú considerada jovem. Mais da metade dos moradores tem abaixo de 30 anos. Também é jovem porque foi fundada em 20 de julho de 1964, mas ao mesmo tempo guarda histórias do século 19, com a colonização portuguesa fixando povoado às margens direitas do rio Camboriú, no Arraial do Bom Sucesso, atual bairro da Barra, em torno de 1820.

Mapa de localização da cidade
                                                              Vista noturna da cidade


                                                            Praia das Laranjeiras

Uma cidade cuja vocação é um crescimento imobiliário intenso, uma infraestrutura turística e rede de hotéis que invejariam grandes capitais brasileira. Com um amplo comércio, uma gastronomia encontrada em poucos lugares no Brasil, é possível apreciar uma cadeia de restaurantes para todos os gostos. Nas últimas estatísticas, foi tida como o m2 mais caro do Brasil, onde está acima dos R$5.000,00, mas é uma cidade onde o turismo pulsa de uma forma intensa, as boates são de primeira linha, basta saber que aqui encontra-se boates  que estão entre as treis melhores do mundo, e neste pequeno território o crescimento imobiliário é vertical, talvez pela falta de espaço, o planejamento imobiliário já está arquitetando a construção do maior prédio da América do Sul com 159m, ultrapassando o maior prédio que hoje encontra-se no Chile com 156m, não esquecendo que as construções são de luxo, onde é possível adquiri um apartamento na avenida de frente para o mar, com valores próximos aos 8 milhões de reais. Como falamos uma cidade que cultiva tudo que um turísta gostaria de apreciar, seja de dia ou à noite o gosto variável possibilita estas espectativas. Abaixo alguns dados disponibilizados pelo Portal da Prefeitura de Balneário Camboriú. 







LOCALIZACAO: Litoral Norte de Santa Catarina - Micro Região da foz do Rio Itajai
POPULAÇÃO:  108.107 habitantes - IBGE 2010.
CLIMA:
Temperado
Setembro a abril - maior predominâcia solar
Dezembro a marco - maxima 40ºC e media de 25ºC
Junho a agosto - maior incidência de chuvas (900 mm) - inverno mais ameno.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 1.400 Hab/Km2
ALTITUDE: Situa-se 2 m acima do nível do mar
AREA: 46 Km2 - IBGE 2007
VEGETAÇÃO: Predomina a Mata Atlântica e vegetação rasteira
HIDROGRAFIA:
Não possui grandes recursos hídricos; é banhada a leste pelo Oceano Atlântico; Cortada de leste a oeste pelo Rio Camboriú, com nascente no município de Camboriú, possui 40 Km de extensão.
RELEVO: Superfícies planas e onduladas com formação do complexo do modelo litorâneo. É caracterizada por morros em suas divisas, pontos extremos de norte e sul da cidade.
COLONIZAÇÃO: Açoriana
DATA DE FUNDAÇÃO: 20 de Julho de 1964
Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante todos os dias do ano. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. Por toda a orla, há bares e restaurantes com música ao vivo, que oferecem culinária irresistível em ambientes agradáveis.Tudo isso, é claro, com total segurança, bem-estar e atendimento qualificado, características marcantes de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário