Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sexta-feira, 21 de setembro de 2018




      " A SERRA SE TORNOU UM BERÇO PARA                           CERVEJA  ARTESANAL "

                                                            



No Brasil não diferente do que acontece pelo mundo moderno, o caminho da cerveja artesanal tem crescido muito. Isto tem levado algumas grandes industrias cervejeiras mundo afora, mudar um pouco o seu portfólio, acrescentando a ideia de mais cevada e lúpulos em seus produtos, porém quando apreciados ainda se distanciam muito da cervejas especiais ou artesanais.

É sempre bom lembrar que para os apreciadores deste bálsamo, eles já se encontram vacinados pelas propagandas vinculadas na mídia, e observam uma grande distancia dos aromas e sabores que as cervejas especiais nos trazem para com as industrializadas, e para estes consumidores o gosto das cervejas especiais, possuem características incomparáveis com relação as cervejas industrializadas  com seus produtos maltados. Esta é uma ideia que precisa mudar, e deixarem um pouco de lado a preocupação maior  pela quantidade, e buscar mais a qualidade.

Neste caminho algumas cervejarias artesanais acabam se tornando patrimônio dessas grandes cervejarias, onde em alguns casos são engolidas. Desta forma se mantém o nome para não despertar o desinteresse daqueles que já apreciavam, porém fica aqui a dúvida, será que continuarão a manter o sabor da forma anterior ou só a roupagem será mantida?

Como se falam entre muitos mestres cervejeiros, se existe uma escola que manda muito bem quando falamos de cerveja, e esta é a escola Belga, embora saibamos que em muitos outro lugares este líquido é apreciado e confeccionado com muito carinho e imaginação. Os Belgas são bem apreciados no mundo e copiados também. 

Com quase 1400 cervejarias, a Alemanha é um dos maiores consumidores do mundo, estando atrás apenas dos tchecos e pertinho dos austríacos. Por muito tempo a Alemanha traz um conceito de cerveja sem aditivos e que nem sempre é acompanhado mundo afora pelas cervejas industrializadas.

No Brasil, em especial na serra gaúcha, já existe uma rota cervejeira, que através de um ônibus especial preparado para este fim, é possível conhecer as diversas fábricas de cerveja artesanal no município de Gramado e Canela e em outras situações Nova Petrópolis, desta forma podem degustá-las, e conhecer um pouco mais de como são feitas.


Hoje você pode conhecer algumas das cervejarias artesanais da Serra Gaúcha, entre elas Gram Bier, Rasen, Farol, Edelbrau, porém fora desse percurso muitas outras cervejas são fabricadas artesanalmente, como MF, White Fly e muitos outros cervejeiros que espalhados e desconhecidos neste mercado,  voltam ao passado e confeccionam cervejas artesanais de muita qualidade, com isto conseguem algo completamente diferente do que estamos acostumados a saborear.

A criação dessas cervejas especiais tem encontrado um público que  apreciava as cervejas industrializadas, e descobriram o prazer em apreciar essas novas cervejas artesanais, e se elas existem devem ser saboreadas.

Descobrir este nicho, está levando algumas dessas cervejarias a exportar para a China uma boa parte do que se produz, entendemos que é um mercado que sempre estará em expansão, embora a Serra Gaúcha tenha na sua natureza um dos locais mais frios do país, não podemos esquecer que na Europa o frio não diminui a vontade de tomar cervejas, como na Bélgica, Alemanha, Áustria, Suiça e por aí vão outros países, .

Algumas dessas cervejas tem um toque alemão tanto na sua confecção como no estilo, e nos ingredientes selecionados, esta é  a preocupação de se ter no sabor, ou aromas, nos remeter ao prazer de apreciá-las, e encontrar nesses aromas e sabores, as diferenças que todos esse produtos proporcionam. Para aqueles que admiram, esses aromas, o sabor do lúpulo,  na IPA ou APA bem como uma PORTER, PILSEN  e muitas outras fazem a festa desses apreciadores.


A elaboração dessas cervejas fazem da imaginação do Mestre cervejeiro algo inimaginável, sabores e misturas das mais diversas, a cada momento é criada, e nela pode conter os mais  diversos ingredientes que dão sabores bem específicos e que muita das vezes não imaginamos ser possível, mas é real!



A Serra Gaúcha que até então produz os melhores vinhos do Brasil, abre o espaço para que também possa produzir as melhores cervejas artesanais, existe um grande espaço para os dois.
Em alguns países na Europa são apreciados cervejas com doses de um vinho moscatel, como em Portugal, de forma igual, muitos drinks são feitos com cervejas e outros alcoólicos, tudo ao gosto do cliente. Algumas dessas variações são interessantes para o momento em que forem apreciados, e para termos um exemplo, na terra do chocolate também encontramos cervejas de chocolate.

Bem, a criação não tem limite!

O mercado da cerveja tem chamado atenção de muitos profissionais do ramo, alguns deles que em oportunidade de estarem na Serra Gaúcha e no Brasil foram conhecer uma dessas cervejarias artesanais. Com isto uma dessas cervejarias especiais da Serra Gaúcha, foi escolhida, e ela é a Gram Bier. Este distribuidor de cervejas artesanais que atua em toda Espanha o "Mister Cervecero", acabou de lançar na Espanha o vídeo feito nesta visita, onde se fala das cervejas especiais que são produzidas na fábrica, bem como todas as outras ideias e pensamentos desta cervejaria quanto ao futuro. Este distribuidor andou anonimamente  degustando outras cervejas produzidas em Gramado, e assim teve uma ideia do caminho da cerveja artesanal na serra e no Brasil.





É importante ressaltar que foi levado para Espanha algumas destas cervejas resultante da visita em Gramado, e posteriormente sorteada entre os consumidores espanhóis. Isto mostra que as cervejas especiais produzida na Serra Gaúcha começam a andar pelo mundo. Cabe ressaltar que a Espanha tem muitas cervejarias artesanais e os espanhóis primam pela qualidade de sua cerveja especial, portanto um mercado que vem crescendo gradativamente.

Fica aqui a dica para aqueles que são apreciadores de cervejas artesanais a entrar no site do Mister Cervecero, Instagram, Facebook ou no Youtube, onde pode-se encontrar diversos vídeos completos que falam das cervejas artesanais da Espanha e o vídeo feito em Gramado no Brasil. É possível ali tirar dúvidas sobre esta loira que passeia em muitas mesas brasileiras, refrescando a vida dos brasileiros.

Vídeo lançado na Espanha esta semana.









Um brinde a cerveja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário