Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018



         A CERVEJA DE TODO DIA




No decorrer dos séculos,  muitas bebidas receberam uma dose de industrialização, algumas tiveram um refinamento dando-lhes características interessante ao gosto, porém o processo industrial e a demanda acabaram mudando essa essência  tão importante do momento em que foi criada.
A cerveja, tão apreciada em todas as partes do mundo, “A loira” que muitos conhecem principalmente no Brasil, vai se desvestir do oculto que a esconde no atual momento, para um verdadeiro prazer onde se busca a sua característica primeira. Nascida como alguns comenta há milhares de anos na Mesopotâmia, mais precisamente na região considerada pela história a mais antiga civilização da humanidade, a Suméria, hoje o Iraque.


       O surgimento dela aconteceu e uma forma natural, pois sabemos que qualquer alimento que contenha açúcar e amido pode ser fermentado naturalmente e daí  surgir um líquido que se transformou na cerveja.
          A história nos traz que agricultores ao armazenarem seus grãos em vasos, e estes podem ter acumulado águas de chuva, e como consequência veio o seu surgimento.             Com o passar do tempo esta bebida foi batizada Cerevisia, em homenagem a Ceres, conhecida Deusa das plantas que brotam, mas somente séculos atrás, ganhou o sabor que tanto é apreciado.
    

Na idade média nos mosteiros os monges como verdadeiros alquimistas, utilizaram de uma variedade de ervas, dando-lhes características que encontramos até os dias de hoje. Naquela época algumas dessas ervas eram usadas, como a mirica, o rosmaninho, o louro, a sálvia, o gengibre e o lúpulo, que é um dos principais produtos utilizados na cerveja de hoje, o que lhe dá o amargor e ajuda na conservação. Entrando neste mundo da cerveja a bebida mais apreciada na face da terra, atualmente com mais de vinte mil marcas espalhadas por todos os cantos, renasce de uma forma mais simples, porém mostrando o seu verdadeiro sabor as cervejas artesanais, que gradativamente vem ocupando uma parcela desse mercado.



Na Espanha tive a oportunidade de vivenciar e entender este mundo da cerveja artesanal, O “Mister Cervecero” que detalha esse caminho interessante da cerveja artesanal, hoje distribui diversas marcas de cervejas artesanais por toda Espanha, mostra em seu blog de uma forma bem simples toda essa essência cervejeira em um mercado que vem crescendo e despertando o olhar da indústria cervejeira, que colocou de lado os fundamentais produtos utilizados na sua elaboração, produtos estes que lhe dão sabor e qualidade, tudo em busca de um custo menor, com isto acabam perdendo para as cervejas artesanais que ao contrário da cerveja produzida em massa pelos grandes fabricantes mundiais, esquecem a essência e o sabor que os maiores apreciadores buscam, com isto  estão voltando as suas origens.
Entender o que é o malte e cereais maltados, você pode estar mudando e apreciando o verdadeiro sabor da cerveja, um trazido pelo malte, e o outro por cereais maltados com o milho, arroz, estes utilizados nas cervejas industrializadas em grande parte do mundo, desta forma mudamos o que tomamos.
Para os apreciadores da cerveja artesanal, coloco um vídeo do “Mister Cervecero”, que embora esteja em espanhol, é muito claro e fácil de entender, da mesma forma que deixo o caminho para que vocês possam andar por este mundo da cerveja artesanal que o "Mister Cervecero” nos mostra, acessando o blog e assim conhecendo um pouco desse mundo fantástico.
Com os passos que verão, quando tiveram a oportunidade de saborear uma verdadeira cerveja, será possível você saber cada uma de suas linhas de sabores e o que você saboreia, tendo pelo menos uma boa noção desse processo de fabricação artesanal.





Aproveite e descubra pelo "Mister Cervecero" esse mundo da cerveja, disponível tanto em Instagram como em Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário