Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Salário mínimo no Brasil está muito longe do que se pensa na Suíça.

Enviado por Valéria Maniero - 24.01.2012 | 10h30m
Fonte: Miriam Leitão


LONGE DA CRISE


Suíça discute salário mínimo de 3.300 euros
Enquanto alguns países da Europa cortam gastos e salários, para enfrentar a crise da dívida, a Suíça discute um salário mínimo nas alturas. Para que os trabalhadores tenham uma "vida digna", os sindicatos estão propondo que o piso seja de 3.300 euros (R$ 7,5 mil aproximadamente). Os sindicatos patronais, no entanto, não veem a ideia com bons olhos.


Segundo matéria do "El Mundo", a União Sindical Suíça (USS) quer que a Constituição garanta um salário mínimo nesse valor para que 400 mil cidadãos possam "viver decentemente". O sindicato já teria 111 mil assinaturas em defesa da sua proposta, que parece não ter sensibilizado os empregadores.


Para eles, o estabelecimento de um valor para o mínimo não é uma boa solução, segundo o "El Mundo".


- Existem diferenças regionais nos níveis do salários e do custo de vida. Em algumas áreas, 3.300 euros podem ser suficientes para uma vida digna, enquanto em Zurich, 4.100 euros, às vezes, não são suficientes. Além disso, os sindicatos têm como base um modelo de família em que só uma pessoa trabalha, mas com frequência há duas fontes de rendimento - informou o sindicato patronal (UPS), de acordo com o jornal espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário