Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sábado, 14 de janeiro de 2012

Energia Limpa

 Atualizado em sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 - 09h29

Teto do Maracanã será usina de energia limpa

Estádio ganha placas para captação de energia solar, capazes de abastecer 240 residências por um ano
Produção anual será o equivalente ao consumo de 240 residências / Carlos Magno/ AEProdução anual será o equivalente ao consumo de 240 residênciasCarlos Magno/ AE

Mesmo ainda em obras para a Copa do Mundo de 2014, o Maracanã vai começar a produzir energia limpa já a partir do início do ano que vem. Placas para a captação de energia solar serão instaladas em uma área de 2,5 mil m2 sobre o anel de compressão, que suportará a nova cobertura de lona tensionada do estádio localizado no Rio de Janeiro.

Esses paineis vão captar a energia do sol para transformá-la em elétrica. O teto do Maracanã será capaz de gerar 670 mil kwh por ano, ou seja, cerca de 25% de toda a energia que o estádio consome, o equivalente ao consumo de 240 residências no mesmo período. Esse sistema vai evitar que mais de 2,5 mil toneladas de gás carbônico sejam jogadas na atmosfera.

No entanto, o gigante de cimento não irá usufruir do que gerar. Na verdade, ele será uma grande usina de energia. Primeiro, para a Light e para a EDF (Electricité de France), empresas que fecharam uma parceria com o Governo do Estado para a implantação do projeto.

As duas vão bancar o sistema, no qual serão investidos cerca de R$ 6 milhões, sem custos para o Governo. Em troca, elas vão vender no mercado a energia produzida durante cinco ou seis anos, o tempo necessário para pagar o investimento feito.

“Após esse período, a usina será transferida para o Estado, que poderá continuar vendendo esta energia ao mercado ou utilizá-la em imóveis estaduais”, disse o Secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner.

Segundo o diretor de energia da Light, Evandro Vasconcelos, o Maracanã vai gerar energia para consumo da cidade: “O maior consumo do estádio é durante a noite, em dias de jogos, e não no momento em que o sistema vai produzir mais energia, durante o dia. Por isso, ele vai gerar energia e injetá-la na rede e, à noite, ele a pega de volta da rede”.

O interesse das empresas é explorar o marketing e vender essa energia mais cara, sob a marca de ser energia limpa do famoso Maracanã.

Complexo solar
O projeto poderá ser expandido para outras instalações do Complexo do Maracanã, como o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio de Lamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros. Até locais no entorno, como a Uerj, poderão receber as placas fotovoltaicas.

“A ideia é transformar toda essa área em um grande complexo produtor de energia renovável”, revela Vasconcelos.

Dessa forma, o complexo - que teria investimento de até R$ 15 milhões - seria capaz de produzir quase quatro vezes mais energia que o Maracanã vai gerar sozinho.

“Essa é a energia do século 21, limpa e produzida no local, com zero impacto ambiental. O Maracanã vai liberar energia para a região em volta dele e aliviar o consumo”, diz Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário