Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sábado, 20 de agosto de 2011

Opção de transformação de Lixo hospitalar


Novo aparelho transforma lixo hospitalar em lixo comum

Foi lançado em Curitiba, na semana passada, um aparelho que pode ter um grande impacto na questão do lixo hospitalar no Brasil. Conhecido como Newster 10, é um esterilizador de resíduos de saúde potencialmente infectados.  O equipamento transforma o lixo hospitalar em resíduo comum, permitindo que ele seja encaminhado de maneira correta, com mais facilidade.
De acordo com os fabricantes, no processo, os resíduos sofrem decomposição térmica de proteínas, ruptura de membranas celulares e modificação química dos componentes celulares. Para isso, a tecnologia utiliza uma câmara hermética, com pressão atmosférica e altas temperaturas em um ambiente úmido. Dentro da câmara há uma parte giratória com lâminas que desintegra, agita e aquece os resíduos por meio de impactos e atritos. Quando a temperatura chega a 155ºC, o aparelho borrifa água vaporizada para garantir o processo de esterilização.
Dessa maneira, resíduos que poderiam ser perigosos para a população e para o meio ambiente por risco de infecção, como seringas, bisturis e resíduos cirurgicos, podem ser descartados com mais segurança. Depois de tratado, o material tem uma redução aproximada de 70% do seu volume e de 30% do peso, com um aspecto irreconhecível. O lançamento aconteceu no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário