Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lâmpadas de água com Pet de 2L

Basta que queiramos e as invenções aparecem, algumas muito simples podem melhorar a vida das pessoas diminuindo a poluição, economizando energia e trazendo benefícios muito importantes. Nas reportagens abaixo, duas importantes soluções para que possamos atingir esses caminhos, o Brasil com toda energia solar que possui, pode minimizar a carência de iluminação em lugares que não possuam redes elétricas e para famílias carentes diminuindo em até 30 % o custo da energia elétrica, esta matéria está na segunda reportagem, e na primeira reportagem feita pela Ana Maria Braga no programa Mais Você, mostra como podemos ter uma frota de ônibus ecologicamente perfeitos desenvolvidos no Brasil pela Coppe, utilizando Hidrogênio e eletricidade. Com relação as Lâmpadas de água a reportagem foi feita pela CNN.

Abraçando a causa ambiental, Ana Maria Braga iniciou o Mais Você desta quarta, 20 de junho, em um ônibus híbrido, que é silencioso e não emite nenhum poluente. Para dar o troco no Louro José, que ficou de gracinha por dois dias rodeado de belas mulheres, a apresentadora apareceu com 20 homens e deixou o papagaio com a pulga atrás da orelha. Ana conversou com Paulo Miranda, professor da UFRJ e idealizador do projeto. Ele ficou lisonjeado pela presença da apresentadora no ônibus. “A perspectiva é que no futuro nós passemos a utilizar mais o hidrogênio como fonte energética”, idealizou ele. O motorista também fez questão de opinar sobre o veículo, dizendo que ele é muito confortável. O veículo disponibiliza tomadas para os passageiros carregarem seus aparelhos eletrônicos e também possui internet gratuita. Ele está sendo exibido na Rio+20. Os ônibus hibridos: Existem 3 tipos: Híbrido diesel-elétrico: usa diesel e eletricidade Híbrido hidrogênio-elétrico usa hidrogênio e a eletricidade Híbrido de etanol: usa etanol e eletricidade Custo: O modelo desenvolvido no Rio de Janeiro custa metade do modelo feito na Suíça e gasta 5 vezes menos combustível. Custa menos porque as peças foram elaboradas na UFRJ. Outro dado: um ônibus a diesel convencional com carroceria semelhante custa em torno de R$ 500 mil. Autonomia: semelhante aos dos ônibus convencionais urbanos, que rodam 300 km com um tanque. Mas podem chegar a 500km dependendo da utilização, força quantidades de partidas, frenagem, etc. Abastecimento: é semelhante ao de um carro a gás. Vida útil: a mesma de um ônibus convencional. Siga o @MaisVoce_Globo


 



A reinvenção da lâmpada! Assim é considerada a descoberta do mineiro Alfredo Moser, que utilizou garrafas pet e água para a fabricação de uma iluminação alternativa. Ana Maria mostrou como esta alternativa pode economizar até 30% da energia no Mais Você desta segunda, 20 de junho. 


Em uma casa, a apresentadora testou o experimento e conferiu que ele realmente funciona. “A luz fica até mais bonita do que a iluminação feita pela lâmpada comum”, comparou ela. A apresentadora ainda citou que a ideia de Alfredo já está sendo utilizada em países da África e da Ásia. 


É importante salientar que algumas empresas de energia tem aplicado este invento para famílias de baixa renda como mostra o vídeo  abaixo, no caso específico a Ampla. 
Podemos observar que alternativas para um mundo sustentável existem e algumas de formas muito simples basta que queiramos e que aqueles que tem como responsabilidade de colocar a disposição da população se empenhem. Dê uma olhada na reportagem, é muito interessante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário