Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Arquitetura Verde e um bosque vertical

Algumas cidades brasileiras por suas características já trazem no seu bojo a interação da natureza com o concreto que cresce verticalmente, com isto ameniza-se a escaldante paisagem de concreto por todos os lados. O Rio de Janeiro por exemplo, talvez único onde a paisagem permuta com o mar , montanhas, matas, fazendo com que essa prática traga os resultados visuais e atmosféricos em uma forma agradável no sentido da poluição que cada vez mais cresce mundo a fora. O exemplo em que a reportagem abaixo nos mostra, muda o pensamento da impossibilidade de se fazer que a natureza esteja  presente, até mesmo onde a verticalização do concreto não tenha uma opção agradável as pessoas, as cidades e ao clima. Pensando cada vez mais nesta mudança de pensamento, associado as arquiteturas cada vez ousadas, é possível fazer do nosso ambiente e das cidades, o agradável prazer de ter ao seu lado um bosque capaz de remover o que tanto nos afeta nos dias atuais, seja a poluição atmosférica ou o verde que nos falta. A reportagem abaixo foi retirado do El Mundo da Espanha e me encaminhada como sugestão por (Mylena de S. Ferreira/Madrid/ES) para ser apreciado e refletido por todos os leitores do blog. Vejam e apreciem as inovações e pensamentos verdes.

                   Irene Hdez. Velasco (corresponsal) | Roma
                    Actualizado sábado 11/02/2012 04:25 horas



ARQUITECTURA |Ajudará a criar um microclima em Milão
Um bosque vertical para combater a poluição da cidade



A falta de pulmão verde é um problema que afeta muitas cidades. Que metrópole não seria capaz de alocar um hectare de seu solo para criar uma autêntica floresta com centenas de árvores e plantas, para reduzir a poluição ambiental e níveis CO2 ? Mas esse desejo colide frontalmente com a realidade: muito poucas cidades  podem ter recursos para gastar um quarteirão de seu espaço urbano e configurar este arvoredo frondoso.

Um estudo da arquitetura de Milão, Boeri Studio, pensou uma ótima idéia para resolver este pequeno problema: criar uma floresta vertical. Um pomar cheio de árvores de grande porte, ao invés de propagação no terreno que sobe em direção ao céu.


Loucura? Não! o Bosco Verticale -floresta vertical, como é chamado em italiano para o projeto de estúdio Boeri, já está tomando forma em Milão. Em uma área industrial nos arredores da cidade que está em processo de reestruturação está tornando verdadeira o que parecia um sonho. Tem duas torres de 18 e 26 andares respectivamente (87 e 119 metros) que já começaram a ser construídas e  quando terminar vai ser usado por habitações. Com uma particularidade: cada um dos edifícios terá algumas varandas impressionantes construídas com cimento reforçado que acolhem inúmeras árvores e plantas.


No total, a floresta vertical Milanese hospedará 180 árvores em tamanho grande e médio, 250 de pequena altura,


Nenhum comentário:

Postar um comentário