Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sábado, 5 de março de 2011

Galícia, peseta para estimular a economia.

Cidade espanhola recorre à
peseta para estimular a economia

Calcula-se que milhares de notas antigas não tenham sido convertidas
 
  • Uma pequena cidade no norte da Espanha decidiu reintroduzir a antiga moeda espanhola, a peseta, para estimular a economia local.
Lojistas em Mugardos fizeram um apelo aos cidadãos que tenham guardado velhas notas de pesetas, pedindo a eles que usem as moedas no comércio, juntamente com o euro (adotado pela Espanha há nove anos).
Cerca de 60 lojas aceitarão as notas antigas em Mugardos, uma cidade pesqueira na Galícia que sentiu fortemente os efeitos da crise econômica e do desemprego na Espanha.
Os comerciantes estavam relutantes no começo, mas agora dizem que a volta da peseta foi um sucesso.
Até mesmo pessoas de outras cidades foram a Mugardos apenas para gastar notas antigas que nunca haviam sido convertidas para o euro.
Nesta semana, um homem visitou a loja de ferramentas local com uma nota de 10 mil pesetas que havia achado em sua casa e que, até então, não sabia o que fazer com ela. Em Mugardos, a nota foi trocada por uma sanduicheira.


Conversão
O euro foi introduzido na Espanha em janeiro de 2002, e, na época, os espanhóis tiveram três meses para trocar suas notas antigas em qualquer banco do país.
Atualmente, apenas o Banco da Espanha aceita trocar pesetas por euros.
O banco relata que muitas notas de pesetas nunca foram trocadas - o equivalente R$ 3,9 bilhões (1,7 bilhão de euros). Acredita-se que essas notas tenham sido esquecidas, tenham se perdido nas casas ou sejam guardadas por colecionadores.
É dessa reserva que os comerciantes de Mugardos quer tirar proveito.
Mas o Banco da Espanha supõe que metade das notas de pesetas perdidas talvez nunca retorne ao comércio - muitas podem estar nos bolsos de turistas e podem ter deixado o solo espanhol anos atrás.
http://noticias.r7.com/economia/noticias/cidade-espanhola-recorre-a-peseta-para-estimular-a-economia-20110305.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário