Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Projeto audacioso da Shell " Prelude FLNG"

Conheçam a Prelude FLNG, será a primeira e maior unidade de produção e
liquefação de gás offshore do mundo












A Shell Autrália, acaba de bater o martelo na última sexta feira, e aprovar o grande projeto "Prelude FLNG", que demandam investimento na ordem de 12 bilhões de dólares! A previsão é a entrada em operação até o ano de 2017. Para a economia da Austrália o projeto irá significar 45 bilhões de dólares na balança comercial o desenvolvimento deste campo.
Sempre souberam que há muito gás e óleo na costa da Austrália, porém condições climáticas, e a proibição de construção de oleodutos submarinos sempre tornou proibitiva a extração e produção dos hidrocarbonetos naquele país. Mas a Shell junto com a Total da França, e Impex do Japão, desenvolveram um novo conceito de FPSO, que na verdade é um FLNG- Floating Liquefied Natural Gas, esta unidade será a maior já construída no mundo, e também será o maior objeto flutuante do mundo.
A construção será feita nos estaleiros Samsung na Coreia do Sul, em parceria com a Tecnip, que também fará a instalação da unidade no campo, em lâmina d´água de 250 metros.
Projeto audacioso à prova de tufões segundo a Shell, foram gastos mais de 1.600.000 mil horas de pesquisas para chegar a este tipo projeto, e outra grande novidade está no sistema de ancoragem.
Segundo eles será o mais reforçado já projetado, terá  o mais alto Turrent system, já instalado num navio, a escolha do sistema Turrent foi decisiva, pois as condições climáticas na costa da Austrália e Mar do Timor, não são nada agradáveis nas temporadas de Tufões, e por isso este projeto é feito para suportar Tufões cat. 5 ( a mais alta categoria ), e poderá operar com navios LNG aliviadores em condições de vento e correntes fortes.
Dimensões com 488 metros de comprimento. 74 metros de boca, 600 mil toneladas quando em carga total. Somente na construção serão usada 260 mil toneladas de aço, 3 vezes mais aço do que usado na construção da ponte Golden Gate. Cada esfera de armazenagem, terá o equivalente há 175 piscinas olímpicas. Será maior do que 4 campos de futebol.

Liquefação no mar

A grande vantagem do projeto, será a planta de liquefação que esta unidade
terá no convés, pois ai o gás poderá ser comprimido 600 vezes, à uma
temperatura de -162° Celsius. Com isso uma grande quantidade de gás poderá
ser armazenada nos tanques, e depois aliviada para navios LNG (gaseiros),
mas um revolucionário sistema irá usar água gelada do mar para ajudar a
reduzir mais espaço no convés, esta água gelada irá circular em torno dos
tanques, ajudando a manter baixa a temperatura.


O grande desafio foi desenvolver uma planta destas sobre um casco, pois em
terra estas plantas são enormes, porem esta é 4 vezes menor e com a mesma
capacidade de processamento.
Ela poderá armazenar até 200 mil metros cúbicos de LNG e 90 mil metros
cúbicos de LPG, e 126 mil metros cúbicos de condensado.

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