LA RIOJA: ESPANHA OU ARGENTINA?
Um embate no mínimo curioso tem tomado a atenção de argentinos e espanhóis ligados ao mundo do vinho. Nestes dois países existe uma região produtora de vinhos chamada La RIOJA. A espanhola todo mundo conhece, que não é o caso da argentina. Aliás, a região argentina de La Rioja, que fica na porção noroeste do país, foi fundada por espanhóis!
E isto acabou se tornando uma batalha judicial, onde os espanhóis querem que apenas sua região possa ser chamada de La Rioja, a fim de não confundir o consumidor que ver "La Rioja" escrita no rótulo de um vinho. Afinal, este vinho poderá ser argentino ou espanhol, certo?
E em 1999, o Conselho Regulador de Rioja deu início a processos contra a província argentina. Mas apenas agora saiu o resultado, que surpeendeu muita gente. Afinal, 12 anos depois do processo ter sido iniciado, surpreendentemente a Espanha perdeu a batalha! Os argumentos portenhos foram que a região La Rioja da Argentina distingue seus vinhos o suficiente para que o consumidor não se confunda. Além disso, a maioria dos vinhos da Espanha são tinto, feitos da Tempranillo, enquanto a maioria dos argentinos são brancos, feitos da Torrontes e tintos de Malbec, o que também reforça o argumento dos hermanos.
Não sei se ainda cabe recurso, e a discussão pode até ter certo sentido, mas convenhamos que mais parece falta do que fazer do que qualquer outra coisa, não? Afinal, a Rioja espanhola é uma das principais regiões produtoras do MUNDO, com vinhos de extrema qualidade! E a nossa vizinha ainda tem muito o que caminhar para chegar perto...
CHEERS!!
Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!
Siga o EnoDeco no Twitter!
Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!
Nenhum comentário:
Postar um comentário