Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Energia eólica cresceu 20% no mundo em 2012

José Eduardo Mendonça - 13/02/2013 às 10:28




Custos são mais competitivos que carvão e gás em alguns países
Ao pensarem na escolha de sua próximas fontes geradoras de energia, muitos países vão se sentir tentados a escolher turbinas eólicas. Graças a um design mais avançado, hoje é mais barato construir fazendas eólicas que novas usinas de energia a carvão e gás.
A energia eólica é a mais recente fonte renovável a se tornar competitiva, depois que o preço da solar caiu 75% entre 2008 e 2011. A queda foi impulsionada pela economia de escala – fabricantes chineses dominaram a tecnologia de produzir grandes quantidades de painéis solares de forma rápida e mais barata.
A história é diferente com a energia eólica. A tecnologia é a chave. Melhor design, incluindo pás mais amplas e turbinas mais altas, levaram a um aumento na eficiência. Isto resulta em um crescimento saudável do setor.
A energia eólica cresceu quase 20% no mundo em 2012, chegando a 282GW de capacidade instalada, enquanto a energia solar ultrapassou os 100GW, mais que dobrando em dois anos.
Mais que 45GW de novas turbinas chegaram em 2012. China e EUA lideraram, com 13GW cada, enquanto Alemanha, Índia e Reino Unido ficaram em segundo lugar, com 2GW cada.
“Enquanto a China fez uma pausa para respirar, tanto os mercados americano quanto o europeu tiveram anos excepcionalmente fortes,” disse ontem Steve Sawyer, secretário-geral do Conselho Global de Energia Eólica.
O Reino Unido agora está em sexto lugar em capacidade total instalada (8.5GW). Na Europa, apenas Alemanha (31GW) e Espanha (23GW) estão à frente. A China lidera com 77GW e os EUA ocupam um segundo lugar, com 60GW, informa o Guardian.
Foto: John Sutton / Creative Commons Licence

Nenhum comentário:

Postar um comentário