Já comentei outras vezes, que a industria da multa no Brasil segue em vôo livre a encher os cofres daqueles que deveriam estar aplicando a educação no trânsito como fazem países desenvolvidos, ao invés de radares, mas infelizmente não é assim que as autoridades aqui pensam. O valor arrecadado pela prefeitura de SP com multas no trânsito vem demonstrar isto. Os agentes resposáveis pelo trânsito, nada sabem do que o Código de Transito estabelece e dentro disto, vão as polícias rodoviárias e até mesmo os que julgam as defesas prévias e recursos, o que de certa forma colaboram para congestionar um pouco mais a justiça.
Brasil a fora temos visto as incoerências que existem, e os olhos grandes de diversos municípios tem aumentado de forma assombrosa a busca desses recursos que vão muito além do que se arrecadam através dos impostos em regra. Só para citarmos um município que a cada amanhecer encontra-se um radar em cada esquina, está Balneário Camboriú SC, onde citado em uma determinada época pelo Jornal Diarinho que circula na região, tinha uma empresa que colocava os radares, outra que gerava a multa, o correio que enviava, e a prefeitura não tinha noção do que sobrava para ela, e dentro dessa noção inclue-se a falta de noção ao colocar os radares que desrrespeitam as normas estabelecidas no CTB, como radares junto de propagandas e assim continua. Se colocar radar resolvesse os problemas de trânsito, não teríamos problemas no Brasil, você hoje pega a rodovia Presidente Dutra entre SP e RJ, e a quantidade de acidente que continua acontecer mostra que as coisas continuam, mas a quantidade de radares colocados na via não para de aparecer, e por aí vai a rodovia dos trabalhadores e muitas outras, são pegadinhas que o CTB, diz que não pode haver e eles não estão nem aí, como radares em pontos estratégicos, túneis e por aí vai. Talvez a educação poderia ser muito mais importante, não somente para a polpulação atual como para aqueles que serão o futuros motoristas, mas pelo visto esta industria continuará a crescer, andei por algumas estradas européias e não foi isto que vi. Infelizmente isto é Brasil!
(Visão do Blog)
Multas de trânsito renderam R$ 1.520 por minuto para a Prefeitura de SP em 2012
Foram cerca de R$ 799 milhões ao longo do ano passado inteiro, equivalente ao Orçamento de Mauá, na Grande São Paulo
16 de janeiro de 2013 | 12h 43
Bruno Ribeiro - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo arrecadou R$ 1.520 em cada minuto do
ano passado com multas de trânsito. Foram cerca de R$ 799 milhões ao longo do
ano passado inteiro - equivalente ao Orçamento de uma cidade pequena, como Mauá,
na Grande São Paulo. O valor é 7% maior do que o arrecadado em 2011 (foram R$
747 milhões, R$ 52 milhões a menos).
A frota de veículos da capital cresceu cerca de 2% no período. O destaque é que houve queda nas infrações de desrespeito ao rodízio municipal de veículos e de excesso de velocidade - as multas que o paulistano mais recebe. Em 2011, foram 2,6 milhões de multas por causa do rodízio, enquanto no ano passado foram 2,1 milhões. No caso do excesso de velocidade, foram 130 mil multas a menos no ano passado: 3,2 milhões de infrações registradas.
Políticas adotadas pela gestão Gilberto Kassab (PSD) entre 2006 e 2012, especialmente a instalação de 600 radares eletrônicos, fizeram o total de multas aplicadas na capital crescer 149% entre 2006 e 2012 (foram, ao todo, 9,9 milhões de multas aplicadas em 2012, contra 3,9 milhões em 2006). Nesse mesmo período a frota da cidade cresceu 36%, de 4,9 milhões para 6,7 milhões de veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O número de pessoas mortas no trânsito, por outro lado caiu apenas 2,9%: de 1.407 em 2006 para 1365 em 2011 (dado mais recente). Uma das principais justificativas para o aumento da fiscalização é a redução das mortes.
Mais multas. No balanço de multas enviado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o item que mais cresceu foi o de "outras infrações", que inclui 277 enquadramentos do Código de Trânsito. "Entre as principais infrações relacionadas nesse item, podemos citar: "Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora, mudança de direção", "executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização", "transitar pela contramão de direção em via com sinalização de regulamentação de sentido único", "Deixar de dar preferência ao pedestre atravessando a via transversal", entre outras", diz a CET, em nota.
"Em relação às multas dos radares do tipo pistola, informamos que, entre os dias 26/03 e 30/11 de 2012, os seis equipamentos registraram 56.163 imagens de excesso de velocidade de motocicletas. A fiscalização com os equipamentos portáteis começou a ser realizada em março de 2012", afirma a nota da CET.
Fonte: Estadão/São Paulo
/AE
A frota de veículos da capital cresceu cerca de 2% no período. O destaque é que houve queda nas infrações de desrespeito ao rodízio municipal de veículos e de excesso de velocidade - as multas que o paulistano mais recebe. Em 2011, foram 2,6 milhões de multas por causa do rodízio, enquanto no ano passado foram 2,1 milhões. No caso do excesso de velocidade, foram 130 mil multas a menos no ano passado: 3,2 milhões de infrações registradas.
Políticas adotadas pela gestão Gilberto Kassab (PSD) entre 2006 e 2012, especialmente a instalação de 600 radares eletrônicos, fizeram o total de multas aplicadas na capital crescer 149% entre 2006 e 2012 (foram, ao todo, 9,9 milhões de multas aplicadas em 2012, contra 3,9 milhões em 2006). Nesse mesmo período a frota da cidade cresceu 36%, de 4,9 milhões para 6,7 milhões de veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O número de pessoas mortas no trânsito, por outro lado caiu apenas 2,9%: de 1.407 em 2006 para 1365 em 2011 (dado mais recente). Uma das principais justificativas para o aumento da fiscalização é a redução das mortes.
Mais multas. No balanço de multas enviado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o item que mais cresceu foi o de "outras infrações", que inclui 277 enquadramentos do Código de Trânsito. "Entre as principais infrações relacionadas nesse item, podemos citar: "Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora, mudança de direção", "executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização", "transitar pela contramão de direção em via com sinalização de regulamentação de sentido único", "Deixar de dar preferência ao pedestre atravessando a via transversal", entre outras", diz a CET, em nota.
"Em relação às multas dos radares do tipo pistola, informamos que, entre os dias 26/03 e 30/11 de 2012, os seis equipamentos registraram 56.163 imagens de excesso de velocidade de motocicletas. A fiscalização com os equipamentos portáteis começou a ser realizada em março de 2012", afirma a nota da CET.
Fonte: Estadão/São Paulo
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