Temperaturas viriam mesmo com fim de emissão de carbono
Ainda que as emissões de gases estufa caíssem a zero, as temperaturas mundiais continuariam a subir em cerca de um quarto de grau em uma década. Este é o melhor cenário, de acordo com um trabalho escrito por um pesquisador da Universidade Simon Fraser, no Canadá.
O trabalho, “Resposta do clima a emissão zero de gases estufa e aerossóis,” publicado na Nature, pede a público, governos e empresas que acordem para a dura realidade.
“Vamos ser honestos: é totalmente irrealista acreditar que possamos parar todas as emissões agora,” disse a geógrafa Kirsten Zickfeld, professora associada na universidade. “Mesmo com uma mitigação agressiva, seria um desafio manter o aquecimento global de temperatura projetado abaixo dos dois graus centígrados,” enfatizou ela.
O trabalho usou um sistema de modelo da Terra desenvolvido pela Universidade de Victoria para estudar o impacto de emissões de gases estufa e aerossóis no clima do mundo. O estudo foi baseado em emissões consistentes com os dados do relatório de 2007 do Painel Intergovernamental Sobre a Mudança do Clima (IPCC, da ONU).
A remoção de aerossóis da atmosfera iria causar aquecimento global adicional no curto prazo, se todas as emissões fossem removidas agora. “A presença disseminada de aerossóis na atmosfera do planeta está efetivamente agindo como um bloqueio de radiação solar no momento,” explica Zickfeld, segundo aScience Daily.
“Isto está impedindo a temperatura da Terra de responder aos efeitos reais do aquecimento global. Mas assim que este cobertor for removido, a temperatura irá aumentar,” disse ela.
Image courtesy of Simon Fraser University
Nenhum comentário:
Postar um comentário