Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

sábado, 13 de fevereiro de 2016

             Formas simples de Reciclar

Em um momento quando a necessidade de se buscar mecanismos para que possamos aproveitar o que se descarta em nosso meio ambiente  resultante da produção industrial, como consumo de alimentos e outros, deixa como resultado materiais que podem ser reciclados e beneficiados como um todo, assim otimizando a energia que está disponível. A ideia de sustentabilidade se tornou uma premissa básica, para que façamos da vida em nosso ambiente, a forma mais certa de evitar o descontrole desses resíduos, tornando-os mecanismos de favorecimento a natureza  e ao próprio ser humano que é o maior beneficiado.

Os jovens cientistas com sua visão bem adiante da que tínhamos no passado, tem buscado formas de tornar esses mecanismos algo extremamente importante para sociedade como um todo, temos observado em todos os ramos da tecnologia, uma atitude pró ativa em busca de soluções simples, para que tenhamos um ambiente mais aprazível e correto, esta é uma visão que veremos cada vez mais em nosso meio, já que muitas outras oportunidades foram perdidas por interesses outros que nos cabe sempre refletir e pesquisar.

Formado também em química, tive a oportunidade em uma feira técnica industrial e regional, desenvolver mecanismos de separação do hidrogênio e o oxigênio da água, para reaproveitamento desses gases na utilização de motores a explosão em substituição aos combustíveis mais utilizados, o que me resultou em uma bolsa de estudo na época, e que poderia ser muito benéfico na sociedade atual, isto aconteceu nos anos 70, e hoje vemos a busca e mecanismos simples onde qualquer um pode desenvolver e utilizar desse mecanismo, mas ainda encontra uma resistência muito grande, devido a outros interesses da industria mundial.

Hoje estaremos apresentando para vocês, três estudantes do curso técnico em química, que de uma forma simples vem mostrar um trabalho desenvolvido por elas, buscando na reciclagem a ideia de sustentabilidade, e meios de tornar a vida mais limpa e eficiente.

.Ana Paula de Oliveira Lopes Inácio
.Beatriz Farias Costa de Brito
.Gabriela Lucena




Todas estudantes do Colégio Aplicação Emmanuel Leontsinis Rio de Janeiro, e tiveram    como orientador e coorientador, Solange Barbosa da Silva Costa e Filipe Almeida da Silva.


 
"Obtenção de Insumos Industriais a Partir de Alumínio Reciclado"
 

O trabalho nos mostra uma forma simples para tornar o meio ambiente mais saudável e a sustentabilidade mais eficiente, sabemos o quanto nos é importante esta iniciativa e que será apresentada em uma feira em março de 2016, o vídeo nos mostra os detalhes de uma forma clara e está disponível no youtube, vale a pena vocês conhecerem e apoiarem um projeto importante, como muito s outros que temos visto com jovens como este, vejam o vídeo no endereço abaixo disponibilizado.

https://youtu.be/ViARZCLB3o0

Só para termos a ideia de como anda a reciclagem do alumínio no Brasil.


O Brasil é o país que mais recicla alumínio no mundo. Com recorde histórico de reciclagem de latinhas no ano passado, 98,3% das embalagens de bebidas foram reaproveitadas, ou seja, 248,7 mil toneladas, das 253,1 mil toneladas disponíveis no mercado.
Ao todo, 18,4 bilhões de embalagens foram recicladas em 2011, o que corresponde a 50,4 milhões de lata por dia, ou 2,1 milhões a cada hora. Com esses números, o Brasil se mantém na liderança mundial da área, posição que ocupa desde 2001.
As informações foram divulgadas em outubro de 2012 e são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Ainda de acordo com os dados, no ano passado, a coleta de latas de alumínio de bebidas injetou R$ 645 milhões na economia nacional.

Economia energética
A coleta de latas também contribui para a economia energética do país. Por consumir apenas 5% de energia elétrica – quando comparado ao processo de produção de metal primário – a reciclagem das embalagens em 2011 proporcionou uma economia de energia equivalente ao consumo anual de 6,5 milhões de pessoas, ou dois milhões de residências.

Sustentabilidade
O ciclo completo da reciclagem de latas no Brasil passou de 45 dias na década de 90, para 30 dias atualmente. A quantidade coletada no ano passado representa 350 mil metros cúbicos de alumínio prensado, o equivalente a 30 edifícios de 10 andares.

Para cada quilo de alumínio reciclado, evita-se a extração de cinco quilos de bauxita (minério que gera o alumínio, retirado das reservas naturais brasileiras). Além disso, o processo de reciclagem libera apenas 5% das emissões de gás de efeito estufa, quando comparado com a produção de alumínio primário.

Países ou região que mais reciclam
lugarpaís ou
região
reciclagem
em 2000
reciclagem
em 2011
1°.Brasil77,7%98,3%
2°.Japão80,6%92,6%
3°.Argentina50%91,1%
4°.Europa43%66,7%
5°.EUA62,1%65,1%
Por trás do recorde
O recorde de país que mais recicla tem vários fatores determinantes. Um deles é o crescimento da coleta seletiva, que passou de 81 municípios em 1994 para 766 em 2012. Também são responsáveis pelo título a continuidade de programas de educação ambiental e a maior consciência da sociedade sobre a importância de reciclar para garantir a sustentabilidade.

No mundo
Na segunda posição dos países que mais reciclam alumínio no mundo aparece o Japão, com o reaproveitamento de 92,6% das latinhas de bebidas no ano passado. O segundo lugar é ocupado pela Argentina, com taxa de reciclagem de 91,1% no mesmo período.


Fontes: Associação Brasileira do AlumínioRevista Exame e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclagem
Redação: Fátima Pires