Pensamento

" Não são os grandes planos que dão certos, são os pequenos detalhes" Stephen Kanitz

domingo, 27 de dezembro de 2015

AS GRANDES METRÓPOLES O LIXO E A CHUVA.
 SÃO PAULO NÃO ESCAPA!



Poluição, lixo e chuva, ingredientes capazes de transformar o sossego em pesadelo. No decorrer dos tempos, o história nos tem mostrado que somente remodelando alguns procedimentos dos tempos modernos, será possível mudar o quadro de um bolo que associado a estes elementos torna a vida difícil e perigosa.
Com a revolução industrial, agravou-se ainda mais este bolo indigesto para a vida das pessoas, e o que podemos observar é que entre os mais diversos motivos, a educação poderia mudar um pouco essa história. Com os adventos industriais, a facilidade de se obter os principais poluidores que obstruem os caminhos naturais dos rios que se formam com as águas das chuvas, acaba trazendo transtornos de todos os tipos, não esquecendo que junto a estes poluidores, vêm as doenças e diversos vetores que ainda permanecem mesmo depois dos acontecimentos.
Em uma passagem por São Paulo, a maior cidade brasileira, hoje com uma população que gira em torno de 12 milhões de pessoas, em um país como o Brasil que tem uma população girando por volta dos 202 milhões de pessoas, poderíamos dizer que o produto dessa resultante em termos de lixo e dejetos é algo bastante preocupante, não esquecendo que a criação dessas selvas de pedras, com a impermeabilização de seu solo, acaba armazenando uma quantidade de água precipitada da chuva, que se não trabalhada de forma eficiente, se torna um grande problema para a vida das pessoas.
Muito se tem analisado e desenvolvido mundo pelo mundo formas eficazes de lidar com isto, e aproveitar esse manancial de água em proveito próprio é uma grande forma de minimizar outros inconvenientes que deparamos no mundo atual que são as secas e a dificuldade que se encontra com o crescimento da população em uma linha vertical que tende a agravar cada vez mais esse quadro.
Nesta última semana em que estive caminhado por alguns pontos da cidade e visualizando mais uma chuva que chegava São Paulo não estava imune à enxurrada de água que estaria se formando, e poderíamos ver que os problemas que já não são poucos faria a cidade em cada tarde repensar o que melhorar, veja o vídeo abaixo.


Entre alguns componentes poluidores, o tempo que se leva para desfazê-los mostra o quanto devemos nos atentar para isto, veja:

. Garrafa de vidro: 400 anos ou mais
. Garrafa de plástico: mais de 100 anos
. Lata de refrigerante: 10 anos
. Chiclete mascado: 5 anos
. Papel: 3 meses
. Frutas: 6 a 12 meses

Quando andamos nas ruas, os lixos se espalham, obstruindo os bueiros, se espalhando pelas calçadas, e por mais de uma semana não consegui ver um gari que se prontificasse a fazer uma varredura e minimizasse esse problema, os únicos que de alguma forma faziam alguma limpeza, eram diante de alguns edifícios onde o pessoal da limpeza recolhia o que estava nas calçadas e os caminhões de lixos que recolhiam os lixos colocados nas cestas de lixos.
São Paulo é uma selva de pedra, assim como as grandes metrópoles, mas podemos observar que a educação do povo ainda está longe de ajudar na prevenção de alguns eventos, e descartam todo lixo onde não se deve colocar, e em contra partida faz com que os entupimentos, inundem suas casas as ruas levando os carros e a cidade a um caos.
Algumas experiências aplicadas em algumas cidades no mundo poderiam ajudar muito a melhorar estes problemas, já que existe de certa forma a impermeabilização pelo asfalto das ruas, e a grande quantidade de concreto existente aquece as cidades e ofusca a visão agradável que muito se busca, mas limpezas mais intensas, e a educação começando nas escolas, aumentando as áreas verdes, intensificando as limpezas das ruas, e alguns mecanismos de retenção das águas de chuvas, seriam possíveis de mudar muito dos problemas que encontramos, entre tantos outros, e de uma forma simples sem muito custo do que já existe.
Vivemos hoje para evitar epidemias, porém uma consciência conjunta entre governo e população, poderia mudar muito esse quadro! Buscar experiências bem sucedidas em outros centro urbanos é de fundamental importância para minimizar todas essas variantes desagradáveis que encontramos atualmente, e assim poderemos ver que mesmo diante da Selva de pedra que nos encontramos, é possível fazê-la  mais bela e agradável.

São Paulo vista por alguns ângulos, e que pode ser melhor ainda, basta que queiramos.



































































Fonte: Marco Antonio Lopes Ferreira
Fotos e Filme: Marlúcia Vieira de S. Ferreira & Marco A.L.Ferreira